11 4970.4978 / 11 3370.0060

Suporte Engenharia - Troca Térmica - Série M

Troca Térmica - Série M


Aplicações

Para as suas operações gerais de aquecimento e resfriamento podem ser utilizados os trocadores de calor a placa industriais da Alfa Laval. Esses estão detalhados nas seguintes fichas de produto.


Projeto padrão

O trocador de calor a placas é composto por um conjunto de placas metálicas corrugadas com orifícios para passagem dos dois fluidos, entre os quais ocorrerá a transferência térmica.


O conjunto de placas é montado entre uma placa de apoio fixa e uma placa de pressão móvel, sendo comprimido por parafusos de aperto. As placas estão equipadas com uma gaxeta que veda o canal entre as placas e direciona os fluidos para dentro de canais alternados. O número de placas é determinado pela vazão, pelas propriedades físicas dos fluidos, pela perda de pressão e pelo programa de temperatura. As corrugações da placa promovem a turbulência do fluido, oferecendo um suporte para as placas contra a pressão diferencial.


A placa e a placa de pressão são fixas entre uma barra superior e uma barra inferior, que por sua vez são ambas fixas a uma coluna de apoio.


As conexões localizam-se na placa de apoio ou, se um ou ambos os fluidos passarem mais de uma vez dentro da unidade, na placa de apoio e de pressão.