11 4970.4978 / 11 3370.0060

Suporte Engenharia - Lóbulos SX

Bombeamento - Lóbulos SX


Aplicação

A família SX de bombas de lóbulos foi projetada para utilização em diversas aplicações, nas indústrias de farmacêuticos, biotecnologia, produtos químicos refinados e produtos alimentícios especializados. Com o certificado da EHEDG (Grupo europeu de design de equipamentos higiênicos) como aplicação totalmente lavável pelo sistema CIP de acordo com seu protocolo, a família SX é ideal para aplicações em que a limpeza e a resistência à corrosão são imprescindíveis.


Além de estar em conformidade com a EHEDG, a família de bombas SX também atende a o padrão sanitário americano 3-A e todos os componentes em contato com o produto estão em conformidade com a FDA. A bomba SX funciona com ação de alta eficácia e baixo cizalhamento, para garantir a manipulação suave de produtos delicados e sensíveis.


A família SX tem tamanho compacto, a vazão chega a atingir 115 m³/h e as pressões atingem 15 bar.


Design padrão

Caixa de engrenagens da bomba

A bomba SX, com um conceito convencional de lóbulos, possui uma robusta caixa de engrenagens em ferro fundido, para proporcionar maior rigidez do eixo e facilitar a substituição do selo do óleo. A família SX, nas séries 1-4, possui um design universal de caixa de engrenagens. Esse design torna mais flexível a instalação das bombas com as conexões de entrada e saída no plano vertical ou horizontal, mudando-se a posição dos pés. Se for necessário que o design e instalação EHEDG estejam em conformidade com a Diretiva de Segurança de Máquinas 89/392/EEC (1989), será fornecida uma opção com conexões verticais dedicados. Um sistema de pintura em epóxi, de alta qualidade, é utilizado no exterior da caixa de engrenagens, proporcionando uma proteção ideal contra elementos naturais e corrosivos.


Construção da carcaça

A bomba SX possui conexões de entrada e saída com abertura total, de acordo com o design sanitário de Padrões Internacionais, o que maximiza a eficácia da sucção e descarga e as características de NPSH. As conexões verticais e o perfil interno exclusivo da carcaça asseguram a auto-drenagem e a auto-ventilação, mantendo a eficácia volumétrica ideal.


A bomba SX possui rotores com quatro lóbulos, projetados por meio do padrão CFD (Dinâmica computadorizada de fluidos) para desenvolver a geometria ideal do rotor - possivelmente a primeira bomba com lóbulos desenvolvida com essa tecnologia. Todos os rotores possuem temperatura nominal de 150°C, o que facilita sua utilização com processos CIP/SIP.